sexta-feira, 25 de março de 2011

Preparar o centenário

Preparar o centenário
das aparições do Anjo em Fátima
«Orai! Orai muito! – Orações e Ensinamentos do Anjo (Fátima – 1916)» é o título do novo livro da autoria do P.e Dário Pedroso, com prefácio do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Sintetizando o conteúdo da mensagem do Anjo, nas três Aparições aos Pastorinhos, em 1916, a Obra procura ser uma ajuda teológico-espiritual para todos os cristãos, em ordem à vivência deste ano de 2011, que o Santuário de Fátima dedicou ao Anjo e à sua mensagem, e em ordem a preparar a vivência do centenário das aparições do Anjo.
O Livro inclui uma primeira parte, com onze capítulos, comentando e meditando as Orações que o Anjo ensinou, e uma segunda parte fazendo o mesmo sobre os ensinamentos, apelos, convites do Anjo. Nesta segunda parte, o Autor procura, em nove pequenos capítulos, fazer uma catequese, uma síntese orante dos ensinamentos do Anjo aos Pastorinhos.
Segundo o sacerdote jesuíta, «Orai! Orai muito!» «pode ser grande ajuda para os párocos, fazendo com ele catequese, Horas Santas, celebrações da Palavra, para a leitura espiritual e para a oração de todos os cristãos».
D. António Marto refere, no Prefácio, que o Autor «procura pôr em evidência toda a beleza e riqueza das orações e dos ensinamentos do Anjo aos pastorinhos, dos temas singulares que contêm, e actualiza-os para hoje de modo muito concreto. Fá-lo através da forma de celebração que inclui a meditação, a oração, o cântico, o exame de consciência, de modo a levar-nos à experiência de Deus em nós e no mundo, à interiorização do seu mistério de amor transformador e libertador. Leva-nos, verdadeiramente, a saborear a dimensão contemplativa e mística da fé, da esperança e da caridade, tão imprescindível para viver como cristão no ambiente inóspito de hoje».
«O P. Dário, com a sua pena fluente, com a sua veia poética e o seu coração místico, consegue fazer passar o encanto e a adoração de Deus que fascinou os pastorinhos. Bem-haja por este seu contributo para a vivência do Centenário das Aparições!», acrescenta o Bispo de Leiria-Fátima

Sem comentários: