segunda-feira, 28 de março de 2011

Dá-me dessa Àgua

DÁ-ME DESSA ÁGUA. A Samaritana disse estas palavras a Jesus, junto do poço de Jacob, porque esta mulher tinha conhecido Aquele que tem o poder de dar a água viva. De facto, Ele tinha-lhe dito:

«Se conhecesses o dom
que Deus tem para te dar
e quem é que te diz:
‘Dá-me de beber’,
tu é que lhe pedirias,
e ele havia de dar-te água viva»

(Jo 4,10).

O mesmo diz Jesus a todos os leitores da Bíblia: “Se conhecesses a minha Palavra, terias aí uma fonte de água viva, para matar todas as tuas sedes, saciar as tuas fomes, encontrar um verdadeiro sentido para a tua vida”. O poço foi um meio, um “método” que a Samaritana teve disponível para encontrar a água viva, que é Jesus e a sua Palavra. Mas acontece que poucos conhecem essa Palavra, porque desconhecem o modo de a ler. Por esse motivo, ficam sem conhecer o dom de Deus, que é a sua Palavra, o maior dom que Deus nos oferece por meio do seu filho Jesus. Não conhecem a Palavra porque nunca foram ao “poço”, nem sabem que ele existe. Por isso não encontraram Jesus nem podem beber da sua água viva! É urgente procurar o poço, encontrar o poço!



Métodos de leitura da Bíblia não nos fazem beber a água nem muito menos nos matam a sede, mas abrem caminhos para encontrarmos o poço onde essa água se encontra. Os diferentes métodos de leitura da Bíblia aqui apresentados são esse caminho de acesso. É urgente descobri-los, para encontrar a água que mata todas as sedes. Sem estes caminhos, dificilmente encontraremos o poço e a Água da Vida. E aqui encontramos caminhos, acessos diferentes:
Frei Herculano Alves

Sem comentários: