segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

MEDITAÇÃO PARA HOJE

Seg, 7 – SEMANA II DO ADVENTO
SANTO AMBRÓSIO (Memória)
Is 35, 1-10 / Sal 84, 9ab-14 / Lc 5, 17-26
... deixando-o no meio da assistência, diante de Jesus. (Evang.)

Pelo que nos diz esta descrição do acontecimento, as pessoas que puseram o paralítico ao pé de Jesus limitaram-se a isso mesmo, puseram-no ao pé de Jesus e não fizeram mais nada. (Até porque teriam ficado em cima do telhado por onde desceram o catre.) Outras pessoas ter-se-iam posto aos berros, lá de cima, tipo «oh Senhor, olha esse aí, cura-o, oh Mestre, cura esse aí...». E assim por diante, até Ele curar o doente.

Ora, a impressão com que fico do texto é que eles deixaram o enfermo ao pé de Jesus e ficaram a ver o que é que acontecia. É esta a nossa missão para com os nossos irmãos. Levá-los a Jesus mas depois não querer mandar na relação de Jesus com eles e vice-versa, o que pode ser mais comum do que parece à primeira vista.

Pais, padres, directores espirituais, catequistas, amigos, etc., quantas pessoas não terão ideias bem formadas acerca do que Deus quer para determinada pessoa? Quantas pessoas não teriam a certeza de que o que Jesus deveria fazer era curar o paralítico? Ou que o que O PARALÍTICO DEVIA FAZER ERA PEDIR PARA SER CURADO? E alguém deixou Deus manifestar-Se?

Sem comentários: