sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

MEDITAÇÃO PARA HOJE

Sex, 4 – SEMANA I DO ADVENTO
S. JOÃO DAMASCENO (Memória facultativa) / 1ª SEXTA-FEIRA
Is 29, 17-24 / Sal 26, 1.4.13-14 / Mt 9, 27-31
O escarnecedor desaparecerá. (1ª Leit.)

Não é este o nosso sonho, que ninguém se ria de nós, que não soframos humilhações? E, no entanto, a maneira como reagimos à humilhação pode ser um bom aferidor da nossa relação com Deus. Este texto de Isaías vem ao encontro do que acabamos de dizer ser o ideal: o desaparecimento de quem goza connosco. Mas o fim da humilhação também se poderá dar porque «os espíritos desnorteados aprenderão a sabedoria». Ao aprenderem a sabedoria, eles deixarão, em certa medida, de se importar com as humilhações.

Uma pessoa segura de si reage à chacota de maneira diferente de uma pessoa insegura. Uma pessoa a defender uma causa reage à chacota de maneira diferente de quem é atacado «nem sabe muito bem porquê». («Mas porque é que me fazem isto?»)

Não diz Jesus que felizes serão os perseguidos por amor da justiça? É que ser perseguido por amor da justiça é muito diferente de ser perseguido pela justiça. Uma coisa é ser perseguido POR CAUSA do nosso Deus. Outra, PELO nosso Deus. O nosso Deus transforma a humilhação de dor que causa dor em dor que causa alegria

Sem comentários: