quarta-feira, 6 de maio de 2009

MEDITAÇÃO PARA HOJE

Qua, 6 – SEMANA IV DO TEMPO PASCAL Act 12, 24 – 13, 5a / Sal 66 (67), 2-3.6.8 / Jo 12, 44-50
Quem acredita em Mim não é em Mim que acredita mas n’Aquele que Me enviou. (Evang.)
Dizermos as coisas em nome de outro pode ser um acto de coragem e um sacudir a água do capote. O seguirmos uma ordem nunca pode ser uma coisa automática. Mesmo que não concordemos com ela, se a seguirmos temos que a fazer nossa. Nunca é legítimo dizer: «mandaram-me».
Podemos esclarecer que fomos mandados mas cumprir a ordem implica termos aceite com o coração o que vamos fazer. (O que não é o mesmo que acharmos que essa ordem é agradável.) Cumprir a ordem sem a termos aceite é infantilidade e/ou hipocrisia. Além disso, não nos desresponsabiliza

1 comentário:

Anónimo disse...

Preparo-me para a Leitura, pedindo a graça de ser iluminado/a pela Luz da verdade.
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.

1. Leitura (Verdade):
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 12,44-50 e observo as palavras de Jesus.
Mais uma vez ele faz um apelo à fé dos que o ouvem e define-se como Luz..
Para ser iluminado por esta luz que é Jesus são necessárias, basicamente, três coisas ou atitudes:
1ª Crer em Jesus Cristo.
2ª Ouvir a sua mensagem.
3ª Praticar os ensinamentos de Jesus.

2. Meditação (Caminho):
O que o texto diz para mim, hoje?
Creio em Jesus Cristo? Deixo-me iluminar pela sua mensagem? Pratico seus ensinamentos? Isto é vivido pelas outras pessoas no mundo de hoje?

3.Oração (Vida):
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, e concluo,
pedindo a proteção de Maria, com a minha consagração a ela:
Consagração a Nossa Senhora

Ó Senhora minha, ó minha Mãe,
eu me ofereço todo(a) a vós,
e em prova da minha devoção para convosco,
Vos consagro neste dia,
os meus olhos, os meus ouvidos,
a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser.
E porque assim sou vosso(a),
ó incomparável Mãe,
guardai-me e defendei-me como filho(a) e propriedade vossa. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão):
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Quero manter meu olhar iluminado pela luz de Jesus hoje e todos os dias. Thomas Merton diz: "Somos como pilotos de navios imersos no nevoeiro, escrutando a escuridão diante de nós, tentando ouvir o ruído de outros navios, e só poderemos atingir o porto se nos mantivermos alertas. A vida espiritual é, portanto, em primeiro lugar uma questão de estar desperto."



Sara