sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Rosário

Rosário: oração e missão

O Rosário é uma oração maravilhosa, que nos leva a unir Jesus e seus mistérios com Maria, sua e nossa Mãe, também com seus mistérios. Eminentemente cristológico, o rosário ajuda-nos a rezar, a contemplar, a meditar os mistérios de Cristo e a fazê-lo com Maria, a mestra da oração, a Virgem dedicada à oração, como Lhe chamou o Papa Paulo VI. Com Maria a Jesus e com Ele à Trindade. É este o caminho do rosário que, através do cadenciado das Ave-Marias, nos ajuda a contemplar o fruto bendito do ventre sagrado da Virgem Santa Maria. Oração rica pelas preces que rezamos: O Pai-Nosso, ensinado por Jesus, oração cristã por excelência; a Ave-Maria, dita pelo Anjo e por Isabel, e a Santa Maria, composta pela tradição já milenária da Igreja; o Glória, como hino à Santíssima Trindade. Repetir com os lábios, mas sobretudo com a alma e com o coração estas preces dá à nossa oração um conteúdo evangélico notável que nos enriquece e nos desafia a uma vida de compromisso com Jesus, com a protecção e ajuda de sua Mãe.

O mês de Outubro é dedicado ao rosário. No dia 7, celebramos a Senhora do Rosário, a Senhora dos mistérios, a Senhora das virtudes, Aquela que nos ajuda a contemplar e a inserirmo-nos sempre mais na vida de Jesus Cristo, seu Filho e nosso Irmão. Pelo rosário, somos convidados a entrar na vida e na comunhão trinitária, pois Maria, a Filha de Deus Pai, a Mãe de Deus Filho e a Esposa de Deus Espírito quer ajudar-nos a fazer esse caminho através dos mistérios de Jesus e dos seus próprios mistérios, que são sempre revelação e dom de Deus uno e trino, do amor da Trindade. Não só pelo Glória, que rezamos no final de cada mistério, mas pela grandeza cristológica das orações e dos mistérios evangélicos que contemplamos. Em cada Ave-Maria, se louvamos e engrandecemos Nossa Senhora é por causa do seu Filho, Aquele que proclamamos como «bendito fruto» do seu ventre, o Verbo do Pai que Ela aceitou que encarnasse em Si mesma pelo poder e graça do Espírito. E quando rezamos o Pai Nosso queremos, com Jesus e em Jesus, estar em oração e comunhão com o Pai, origem e fonte de todo o amor, todo o dom e toda a graça.

Em Outubro, somos também convidados a celebrar, no dia 13, o aniversário da última aparição de Nossa Senhora, em Fátima. Aparição solene, rodeada e enriquecida com matizes de graça e de milagre, em que Nossa Senhora nos faz entrar no mistério do amor de Deus e nos lança para a vida cristã com mais confiança, pois seu Coração Imaculado triunfará do mal e do pecado. Somos convidados a mais oração e a mais penitência, somos abençoados por Maria e por S. José e o Menino, somos confirmados pelo chamado milagre do Sol. Fátima é, deste modo, caminho evangélico de oração e de penitência que levam à conversão de vida, à missão apostólica, à reparação dos pecados, à ajuda eficaz para colaborar na conversão dos pecadores. Com Maria, a Senhora da Mensagem, aceitamos as propostas do Anjo, no ano anterior, e somos convidados a viver e amar a Eucaristia como centro da fé, do culto, da vida cristã. Adoramos a Santíssima Trindade e somos convidados a oferecer-Lhe Jesus Eucaristia, a reparar ultrajes, sacrilégios e indiferenças.

Em cada dia do mês de Outubro, com Maria, Mãe da Igreja, a Senhora das Missões, a Senhora da Palavra evangelizadora, ao rezar o rosário, o nosso coração deve alargar-se à dimensão do mundo e ter a Mãe Igreja e a vida missionária muito presente na prece que fazemos e na missão apostólica que desejamos realizar. O rosário é uma oração missionária, pois nos centra em Jesus, Aquele que a Igreja, pela Palavra anunciada e pelos sacramentos vividos, quer anunciar como Salvador e Redentor. O rosário dilata-nos o coração para uma dimensão mais universal e, por outro lado, faz-nos colocar no Coração de Maria e no Coração do Filho todos os que não conhecem Cristo, todos os que não têm fé, todos os que vivem em pecado, todos os que precisam do anúncio profético e evangelizador.

Maria, a Senhora do Sim, a Senhora da Palavra, a Senhora e Mãe do Mundo e da Igreja, é modelo de evangelização, de dom e serviço à humanidade e à Igreja. Ela deu-nos o Salvador e Redentor, o Messias e Libertador. Ela encarnou o Verbo do Pai, Aquele que é a Vida do mundo, Aquele que é a Palavra que liberta e salva, que cura e purifica, que perdoa e cristifica. Ela, a Mãe e Senhora do Rosário, quer continuar a dar Jesus ao coração e à vida de cada homem e de cada mulher. Ela, a Mãe da Igreja, quer ajudar a acção e a vida missionária para que a Luz do mundo, seu Filho, ilumine as trevas da ignorância, do erro, da mentira, ilumine os corações e as inteligências, para que haja mais paz, mais justiça, mais verdade, para que Cristo reine no coração de todos. O rosário, por Maria, torna-se oração missionária. Mês do rosário, mês missionário. Com Maria e a oração do rosário, Jesus, o fruto do seu ventre, é mais anunciado, mais conhecido e mais amado.
Por :Dário Pedroso

Sem comentários: