terça-feira, 18 de outubro de 2011

MILHARES DE FIÉIS NA PEREGRINAÇÃO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO A FÁTIMA

Aqui vê-se o Estandarte de Ota
é o que está no meio













Centros do Apostolado da Oração
(A.O.), oriundos de diversos pontosdo país, marcaram presença na Peregrinação Nacional deste Movimento, que se realizou este domingo, dia 16, em Fátima. A sua presença era visível nomeadamente através dos estandartes de cada Centro que, depois de fazerem o trajecto entre a Capelinha das Aparições e o altar exterior, ficaram, durante a celebração da Eucaristia, na colunata junto à Basílica.

Os zeladores e associados ao A.O. foram-se congregando junto à Capelinha das Aparições, onde, pelas 10h00, foi recitado o Terço. As meditações dos Mistérios foram orientadas pelo Secretário Nacional do Apostolado da Oração, Padre Dário Pedroso.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia, presidia pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente. Nesta ocasião, eram já várias dezenas de milhar os fiéis presentes na esplanada do Santuário, na sua maioria zeladores e associados do Apostolado da Oração – os Serviços do Santuário calcularam em mais de 80 mil os fiéis presentes na celebração.

Na homilia, o Bispo fez questão de salientar que esta Peregrinação decorreu no dia da memória litúrgica de Santa Margarida Maria Alacoque, cuja vida está ligada às origens e história da grande devoção moderna ao Sagrado Coração de Jesus.

O Apostolado da Oração nasceu em meados do século XIX, «numa época conturbada, num mundo tocado por dissensões e diferenças entre os que tinham e os que não tinham» e foi um «meio de inovar a vida cristã».

As pessoas descobriram que, «dando a Deus o que é de Deus, na devoção ao Coração de Jesus, encontravam força para responder aos problemas daquela sociedade», disse D. Manuel Clemente. «Todos os associados do A.O. se tornaram depois os primeiros obreiros da sociedade de nós todos, fazendo a vontade de Deus», o que «reproduz a devoção ao Coração de Jesus, impulsionada pelo Apostolado da Oração», frisou.

O Bispo do Porto lembrou a mensagem que foi transmitida aos Pastorinhos nas aparições do Anjo, para se voltarem para os Corações de Jesus e de Maria e desafiou os associados do Apostolado da Oração a oferecerem a sua esperança à sociedade actual, em crise e sem horizontes de futuro. «Ofereçamos a fé, esperança e caridade que se conseguem no Coração de Jesus».

Durante a Oração Universal, os fiéis rezaram para que «todas as paróquias de Portugal e seus pastores se comprometam na renovação dos Centros do Apostolado da Oração, vivendo com entusiasmo a espiritualidade do Movimento, sendo promotores da oração, da união com o Papa, da oferta com Jesus Eucaristia e do culto do Coração de Jesus».

Na parte final da Eucaristia, o Secretário Nacional do A.O. deixou uma palavra de agradecimento a D. Manuel Clemente, por ter aceite o convite para presidir à celebração eucarística, aos Directores Diocesanos do Apostolado da Oração, «que movimentaram paróquias e centros paroquiais», e aos zeladores e associados, «que trabalharam» para a concretização da Peregrinação. «Que o Coração de Jesus a todos encha de graça e de bênção», concluiu.

Sem comentários: