segunda-feira, 23 de maio de 2011

Peregrinação ao Cristo Rei

Ao entrar no recinto do Santuário, o peregrino/visitante é convidado a fazer uma experiência de peregrinação, visitando vários locais até tocar os pés da imagem de Cristo Rei.
Junto ao miradouro, para além de se avistar a cidade de Lisboa, encontra-se as 14 estações da Via-Sacra de Jesus.

Em cada uma delas estão as palavras do Evangelho correspondente, como meditação e oração. Neste percurso, o visitante passa a peregrino, e o peregrino faz a experiencia profunda do amor de Deus para consigo.

Meditar a Paixão de Cristo é entrar no projecto de amor de Deus para com toda a Humanidade. No percurso da Via-Sacra, o espírito de silêncio e oração é fundamental.

Virado para o Parque de Estacionamento, encontrará dentro do próprio monumento um nicho com o Anjo de Portugal (da Paz) a dar a Comunhão aos Pastorinhos de Fátima, segundo as Aparições na Loca do Cabeço, em 1916.

Neste local o visitante será interpelado pelo respeito para com Deus, procurando assim promover com a sua vida um ambiente de paz.

No hall de entrada do Monumento, estão dois quadros a óleo, um que retrata a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, pelo Papa João Paulo II a 25 de Março de 1984, na Praça de S. Pedro; o outro retrata a Queda do Muro de Berlim, a 9 de Novembro de 1989. Estas duas obras estão assim, intimamente ligadas à mensagem de Paz deste santuário.

Entrando no Monumento, no seu lado direito, encontra uma sala dedicada ao Papa Beato João XXIII, com 8 quadros a óleo alusivos à Encíclica “Pax in Terris” escrita por este Papa.

Estes quadros transmitem a mensagem de que o Universo viverá em harmonia num clima de Paz se todos os homens promoverem os seus direitos e cumprirem os seus deveres.

Na Capela de Nossa Senhora da Paz, o convite é à oração. Para além do simbolismo das obras de arte contidas na Capela, faz-se um convite a uma prece pela Paz, que poderá ser colocada numa caixa na Capela do Santíssimo Sacramento. Estas intenções serão apresentadas uma vez por mês na Eucaristia Dominical.

Dentro da Capela, no lado direito do espaço reservado ao Santíssimo Sacramento, está a sala dedicada à Misericórdia de Deus.

Ao entrar na zona do elevador, o ambiente é circular, querendo assim transmitir o movimento em direcção a Deus. A subida do elevador poderá recordar-nos a nossa vocação celeste.

No cimo está a Capela dos Confidentes do Coração de Jesus. Nela encontramos as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque, a quem Jesus no século XVII pediu a instauração da Festa do Sagrado Coração de Jesus, e da Beata Maria do Divino Coração a quem o mesmo Jesus, no século XIX, pediu que o Papa consagrasse todo o género humano ao Seu Divino Coração.

Neste espaço sagrado também se encontra uma relíquia de Santa Faustina Kowalska, religiosa polaca, que através das revelações que Jesus lhe fez difundiu na Igreja o culto à Divina Misericórdia, cuja festa celebramos no Domingo da Oitava da Páscoa.

Ao lado da Capela está a zona das recordações que os peregrinos/visitantes poderão adquirir.

No terraço contempla-se a linda imagem de Cristo Rei, bem como o Seu Divino Coração esculpido no peito.

O Centro do Apostolado da Oração de Ota, convida todos os associados que queiram fazer esta experiencia de peregrinação, a juntarem-se a nós no dia 16 de Julho, para isso basta dar o nome a: Carminda Honrado´

Sem comentários: