sexta-feira, 24 de abril de 2009

TAÇÃO PARA HOJE

Sex, 24 – SEMANA II DO TEMPO PASCALAct 5, 34-42 / Sal 26 (27), 1.4.13-14 / Jo 6, 1-15
Para que nada se perca. (Evang.)
Para que nada se perca [depois de toda a gente saciada...]. Esta frase sugere-me que Jesus ia dar algum destino à comida que tinha sobrado. É natural. Mas sugere-me também que não devemos ficar satisfeitos com o que já alcançámos. O nosso progresso tem que ser infinito como a nossa capacidade de progredir.
Agora, há evoluções que demoram anos...
O leitor aguenta-se?

1 comentário:

Anónimo disse...

Tendo meu olhar fixo em Deus, através da Palavra, olho para Jesus e escuto. Ele me diz: "Aprendei de mim"(Mt 11,29).
Faço a leitura lenta e atenta do texto da Palavra do dia: Jo 6,1-15
Em um momento de silêncio interior, recordo o que li.
A reflexão e os cálculos dos apóstolos são muito racionais e funcionalistas.
A economia de Jesus e muito simples, como um menino que coloca em comum tudo o que tem - cinco pães e dois peixes. ~E a dinâmica da simplicidade, da partilha que nada tem de calculista. Com certeza o gesto de desprendimento do menino, provocou nos adultos o mesmo gesto. Cada um, seguindo a lógica do Mestre, colocou tudo em comum. Ninguém segurou nada para si. Foi o maior milagre! O pão se multiplicou e ainda sobrou! E a lógica da gratuidade, do amor, do olhar mais para o outro do que para si mesmo.

Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

2. Meditação (Caminho):
O que o texto diz para mim, hoje?
Seguro alguma coisa que não quero partilhar, dividir? Minha lógica e do acumulo, da centralização, do cada um por si ou e a lógica de Jesus, da partilha, da mão que se abre?
Espírito santificador, a ti consagro a minha vontade:
Ajuda-me a dizer sim ao Projeto de Deus para a minha vida.
Dá-me a fortaleza.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

3.Oração (Vida):
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Meu coração já está em sintonia com o coração de Jesus.
Vivo este momento em silêncio.Depois, concluo:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus e aos irmãos.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão):
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para os outros, para as pessoas que encontrar no dia de hoje. Minhas mãos vão estar abertas como as do menino do Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.


Sara Sequeira