sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Na identidade dos cristãos o imperativo do amor recíproco



2013-01-26

 L’Osservatore Romano


O ecumenismo é um dos grandes horizontes que plasmaram o pensamento teológico conciliar, sendo «o restabelecimento da unidade uma das principais finalidades do Concílio» como recorda o início do decreto sobre o ecumenismo Unitatis redintegratio (n. 1) e como foi antecipado por João XXIII na tarde de 25 de Janeiro de 1959 quando, durante as vésperas na basílica de São Paulo fora dos Muros, divulgou a intenção de convocar o concílio ecuménico. A formação ecuménica, ao contrário, pertence àqueles aspectos que, não tendo sido amplamente desenvolvidos nos documentos conciliares, se revelaram uma articulação nevrálgica, a ponto de se tornarem no imediato pós-concílio, e até hoje, uma das prioridades na busca da unidade visível entre os cristãos. Portanto, também a formação ecuménica «completa» cinquenta anos e merece alguma reflexão.

Celebrar o concílio Vaticano II no seu cinquentenário significa meditar sobre a sua visão global. Isto exige que se reveja os seus traços principais, as «grandes artérias» que constituem a sua mens, as metas, os critérios interpretativos, e também que se identifiquem articulações e aspectos menores, que são todavia parte integrante do poderoso corpus conciliar, e com frequência revelaram-se temas prioritários da reflexão teológica sucessiva.
A plena comunhão não se realizará unicamente graças ao intercâmbio teológico, embora seja um seu aspecto fundamental, mas só se as Igrejas e comunidades eclesiais caminharem juntas, se todo o povo de Deus proceder rumo à comunhão viva e verdadeira, num caminho de graça e de amor, construído com a contribuição de cada um. Nesta perspectiva parece muito significativo que o Pontifício Conselho para a unidade, ao encorajar e promover a formação ecuménica – e especificamente o Directório de 1993, n. 55 – recorde o papel insubstituível da Igreja local, na qual reside a possibilidade concreta de que o convite à formação se torne realidade, e lugar privilegiado no qual ela pode ser frutuosamente contextualizada.
A finalidade do ecumenismo é encontrar na identidade dos cristãos o imperativo do amor recíproco, para que, tornado este amor firme e visível, a obra das Igrejas para promover o Reino se possa tornar sinérgica. Mas é ainda antes o objectivo da vida de fé e da chamada a ser testemunha da Ressurreição diante do mundo. Portanto, a formação ecuménica, como formação para o diálogo que põe no centro a busca da unidade e da comunhão no centro do caminho das Igrejas e de cada fiel é formação cristã no sentido mais autêntico.
Brian Farrell

Sem comentários: