sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sínodo dos Bispos


A confissão é o sacramento da evangelização
Arcebispo de Nova Iorque: não podemos anunciar a Cristo sem passar primeiro pelo confessionário
Cardeal Timothy Michael Dolan
VATICANO, quinta-feira, 11 de outubro de 2012 (ZENIT.org) - Reproduzimos a seguir as declarações do cardeal Timothy Michael Dolan, arcebispo de Nova Iorque e presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, na Terceira Congregação Geral da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 9 de outubro de 2012.
***
Um grande evangelizador americano, o reverendo arcebispo Fulton J. Sheen, dizia: “A primeira palavra no Evangelho é que 'veio' Jesus, e a última palavra de Jesus foi 'ide'”. A Nova Evangelização nos lembra que os agentes da evangelização devem ser, eles próprios, evangelizados. São Bernardo de Claraval escreveu: "Se és sábio, prova-o, transformando-te em fonte e não em canal".
Diante disto, eu acho que o principal sacramento da Nova Evangelização é o sacramento da confissão, e agradeço ao papa Bento XVI por nos lembrar desta realidade. Os sacramentos da iniciação são o batismo, a confirmação, a eucaristia, e eles compõem a carga e o desafio na equipagem dos agentes da evangelização.
O sacramento da reconciliação evangeliza os evangelizadores, porque, sacramentalmente, nos coloca em contato com Jesus, nos chama à conversão do coração e nos inspira a dar uma resposta ao seu convite ao arrependimento.
O concílio Vaticano II pediu uma renovação do sacramento da confissão, mas, infelizmente, em muitos lugares, vimos que este sacramento desapareceu. Pedimos a reforma das estruturas, dos sistemas, das instituições, a mudança de outras pessoas, mas não pedimos essa mudança de nós mesmos.
A resposta para a pergunta "O que há de errado com o mundo?" não é a política, nem a economia, nem o secularismo, nem a poluição, nem o aquecimento global.
Quando perguntado sobre o que há de errado com o mundo, o escritor britânico Gilbert Keith Chesterton respondeu: "Sou eu", assumindo que, no centro do convite do evangelho, estão o arrependimento e a conversão do coração. E isto é o sacramento da evangelização!
(Trad.ZENIT)
      

Sem comentários: