domingo, 19 de junho de 2011

Papa pede a D.José Policarpo para ficar mais dois anos


O  Cardeal Patriarca de Lisboa anunciou hoje que o Papa Bento XVI lhe solicitou que permaneça como Bispo Diocesano mais dois anos, depois de, em Fevereiro, ter pedido a resignação aos 75 anos.
"Gostava de vos anunciar hoje, Dia da Igreja Diocesana, que o Santo Padre Bento XVI já respondeu ao meu pedido de resignação, pedindo-me que prolongue o meu ministério episcopal, na Igreja de Lisboa, por mais dois anos", disse José Policarpo durante a homilia da missa no Externato de Penafirme, Torres Vedras, com que assinalou a data.
Aos fiéis, o cardeal patriarca de Lisboa assegurou que será "até ao último minuto o bispo que Deus deu à sua Igreja, para a conduzir nos caminhos da comunhão".
A 17 Fevereiro, José Policarpo escreveu ao papa a pedir a sua resignação como bispo diocesano quando completasse 75 anos, o que aconteceu a 26 de Fevereiro. Entretanto, o cardeal-patriarca de Lisboa foi eleito, em Maio, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), sucedendo ao arcebispo de Braga, Jorge Ortiga.
Na homilia de hoje, o cardeal sublinhou que "ser Igreja é ser o povo do senhor" e que "a Igreja é sempre e em tudo um anseio de eternidade". José Policarpo prosseguiu: "A fé católica não se limita a acreditar na divindade, porventura a adorá-la e a seguir a sua lei. Convida-nos a participar na divindade, a fazer a experiência de Deus, não apenas a acreditar, mas a amar, a ser amor

Sem comentários: