quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MEDITAÇÃO PARA HOJE


Qui, 22 – SEMANA XXIX DO TEMPO COMUM
Rom 6, 19-23 / Sal 1, 1-6 / Lc 12, 49-53
... estou ansioso até que ele se realize. (Evang.)

Jesus diz: «estou ansioso até que ele se realize». E não «estou morto por que ele se realize», o que implicaria pressa. A primeira expressão também implica pressa mas juntamente com ansiedade. (A segunda, embora a possa conter, não a torna explícita.) Será que Jesus também sentia ansiedade? (E não tinha Prozac, nem Xanax, nem psicanálise, nem análise...) Nesta passagem expressa, pois, ansiedade. Na agonia expressa uma ansiedade de rara intensidade. Não terão sido as únicas vezes...

Pessoalmente, conforta-me relacionar-me com um Deus que, enquanto homem, sentiu ansiedade. Tal como eu. Jesus era um homem que não andava sobre as águas das vicissitudes das manifestações do psíquico. E ao leitor, conforta-o, choca-o, deixa-o indiferente?

Sem comentários: