sábado, 1 de agosto de 2009

MEDITAÇÃO PARA HOJE
Sáb, 1 – SEMANA XVII DO TEMPO COMUM
SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO (Memória)
1º SÁBADO
Lev 25, 1. 8-17 / Sal 66 (67), 2-3. 5. 7-8 / Mt 14, 1-12
Por causa do juramento... (Evang.)

Ficamos muitas vezes agarrados à nossa palavra. Mesmo por generosidade, como foi o caso de Herodes, seja qual tenha sido a causa desse gesto generoso. Foi uma generosidade não pensada que teve como consequência a vida dum homem. Misturada com a generosidade de Herodes estava a vontade de agradar à mulher com quem vivia e à sua filha, depreende-se uma jovem e atraente rapariga.

Para além do efeito destas emoções que o dominavam, era natural que Herodes estivesse algo amolecido, «bem comido e bem bebido».

Santo Inácio diz-nos que a caridade tem que ser discernida, isto é, bem pensada, bem rezada. Talvez tenha razão. O leitor o que é que acha

1 comentário:

Manuel Silva disse...

Muitas vezes o que está em jogo é a vida "de um outro homem". Outras vezes está em causa a nossa própria felicidade, a nossa própria vida. Ficamos agarrados ao que dissemos, à nossa palavra dada, mesmo depois de percebermos que foi um erro, uma precipitação, um acto impulsivo. Senão tivermos a coragem de corrigir ficamos acorrentados ao orgulho e a soberba. Ficamos refens...e tristes.