domingo, 5 de agosto de 2012

Eucaristia e Matrimónio :: Adoração Eucarística -

Eucaristia e Matrimónio

Eucaristia e Matrimónio

Sendo a Eucaristia sacramento da caridade apresenta uma relação particular com o amor do homem e da mulher unidos em matrimónio.
A própria vida cristã está toda ela marcada pelo amor esponsal entre Cristo e a Igreja.  Na teologia paulina, o amor esponsal é o sinal sacramental do amor de Cristo pela sua Igreja.
Esse amor de Cristo tem o seu ponto máximo na cruz, que é a origem e o centro da Eucaristia (cf. SC 27). Até a união exclusiva e indissolúvel que existe entre Cristo e a Igreja e se exprime na Eucaristia encontra uma correspondência na união definitiva que é a do homem e da mulher no sacramento do Matrimónio (cf. SC 28). A indissolubilidade do matrimónio manifesta o amor irreversível de Cristo pela sua Igreja do qual a Eucaristia é realmente sinal. Esta associação tão estreita faz-nos compreender que o amor verdadeiro não pode deixar de aspirar a um vínculo que permaneça para sempre: aqueles que não conseguiram continuar a viver o matrimónio
numa perspectiva de indissolubilidade e que assumiram uma nova união com outra pessoa não têm acesso ao sacramento da Eucaristia, precisamente por estarem em contradição com a união de amor entre Cristo e a Igreja significada e realizada na Eucaristia.
No entanto, a sua participação na santa missa, ainda que sem receber a comunhão, pode ser para eles um forte apoio, conduzindo à escuta da Palavra, à adoração eucarística, à oração, ao diálogo franco com um sacerdote, à dedicação ao serviço da caridade, às obras de penitência, ao empenho na educação dos filhos. A dignidade e o significado profundo do sacramento do Matrimónio levam o Santo Padre a recomendar o máximo cuidado pastoral com a formação dos nubentes e a verificação prévia das suas convicções sobre os compromissos irrenunciáveis para a validade do sacramento do Matrimónio  (cf. SC 29).
Fonte: S. Félix da Marinha

Sem comentários: