MEDITAÇÃO PARA HOJE
Qua, 16 – SEMANA III DO ADVENTO
Is 45, 6b-8.18.21b-25 / Sal 84, 9ab-14 / Lc 7, 19-23
Feliz daquele que não encontrar em Mim ocasião de queda. (Evang.)
Se Jesus tivesse dito «Feliz daquele que não encontrar em si próprio ocasião de queda», seria talvez mais perceptível. Agora, como é que podemos encontrar em Cristo ocasião de queda? Não estando abertos à sua pessoa? Fechando-se a Ele? Pelo chamado pecado contra o Espírito Santo? O pecado contra o Espírito Santo é o pecado de quem não se quer abrir. O pecado do rico; rico de desespero ou rico de soberba.
Rico de desespero é, por exemplo, Judas. Achou que o seu pecado era tão terrível que não teria perdão. Desesperado, enforcou-se porque o seu coração estava fechado à graça de Deus. (No fundo, Judas achava que Deus era impotente para o perdoar, que Deus era mais pequeno que ele.)
O rico de soberba acha que não precisa de Deus. Está tão bem na vida que Deus não lhe faz falta. Deus também não consegue penetrar nesta pessoa porque ela não Lhe dá espaço, porque ela não tem espaço para Ele. Claro que o leitor tem espaço. Mas tem-no, de facto? Efectivamente, isto é, de modo eficaz? De modo que Cristo consiga fazê-lo progredir?
1 comentário:
Enviar um comentário