segunda-feira, 17 de maio de 2010

MEDITAÇÃO PARA HOJE



Seg, 17 – SEMANA VII DO TEMPO PASCAL
Act 19, 1-8 / Slm 67, 2-5ac.6-7ab / Jo 16, 29-33
Eis que vem a hora, e já chegou, em que sereis espalhados cada um para seu lado, e Me deixareis só. (Evang.)

Será possível durante o dia nunca deixarmos Jesus só? Se neste e naquele campo estão sempre a acontecer coisas que antes pareciam impossíveis, porque não nisto? Talvez porque se ache que no campo espiritual não se podem fazer experiências, comparar dados, progredir em conjunto. Para já, o que temos a fazer é tentar. Tentar estar com Jesus ao longo do dia e esperar pelo dia em que comecemos, duma maneira sistemática, a investigar e a aprender uns com os outros.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

MEDITAÇÃO PARA HOJE
Sex, 7 – SEMANA V DO TEMPO PASCAL / 1ª SEXTA-FEIRA
Act 15, 22-31 / Slm 56, 8-11 / Jo 15, 12-17
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. (Evang.)

Habituámo-nos a ler esta frase de maneira a que não mexesse muito connosco; isto é, dar a vida quer dizer morrer. Achamos isso lindo mas não está no nosso horizonte morrer por alguém. Nem sequer dar um órgão? (Daqueles que temos dois.)

Mas Jesus não diz morrer por um amigo, diz «dar a vida». Ora, dar a vida também pode ser interpretado como entregar toda a vida pelos amigos. Estar sempre a viver para os amigos. Estar sempre atento aos amigos, leia-se, à família. Mas não se esqueça que a medida do amor aos outros é a do amor a si mesmo. «Amarás o teu próximo como a ti mesmo.»

quinta-feira, 6 de maio de 2010

MEDITAÇÃO PARA HOJE

Qui, 6 – SEMANA V DO TEMPO PASCAL
Act 15, 7-21 / Slm 95, 1-2ab.3.10 / Jo 15, 9-11
Permanecei no meu amor. (Evang.)

Se permanecermos no seu amor, poderemos dar grandes passeios com Ele, sentarmo-nos ao seu colo, trazê-Lo connosco durante todo o dia, ir falando com Ele, sentarmo-nos com Ele a ver televisão e comentarmos com Ele um filme, os anúncios, o telejornal, etc.

Ou o leitor acha que há aspectos da sua vida por que Jesus não Se interessa? Acha? Acha mesmo? Então acha que Jesus só Se interessa por bocados do seu dia? E durante o resto do tempo Jesus vai andar de bicicleta? O leitor é que se tem que habituar a estar todo o dia no amor de Jesus. Ele não quer outra coisa.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

MEDITAÇÃO PARA HOJE
Qua, 5 – SEMANA V DO TEMPO PASCAL
Act 15, 1-6 / Slm, 121, 1-4b.5 / Jo 15, 1-8
Eu sou a verdadeira vide. (Evang.)

Como é que sabemos que Jesus é a vide verdadeira? Porque confiamos. Porque chegámos a essa conclusão com a nossa cabeça, o nosso coração. E que verdade é essa? O Amor. É o amor que nos une, é o amor que é eterno, é o amor que cria empatia, é o querer mais amar que nos guia, é a vide verdadeira – a verdade – que nos guia.

Enquanto não amamos, não estamos na verdade porque se fazemos uma coisa sem amor, não a estamos a fazer com uma intenção boa, com uma intenção recta. E o amor ou está metido nas nossas acções ou as nossas acções estão longe da verdade. Caro leitor, as suas acções amam?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

MEDITAÇÃO PARA HOJE

Seg, 3 – SEMANA V DO TEMPO PASCAL
S. FILIPE E S. TIAGO, APÓSTOLOS (Festa)
1 Cor 15, 1-8 / Slm 18 A, 2-5 / Jo 14, 6-14
Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. (Evang.)

Note-se que Jesus diz «no Pai» e o Pai «em Mim». E não «Eu estou com o Pai e o Pai está comigo». As palavras de Jesus não expressam companhia; Jesus não diz que faz companhia ao Pai mas que está «no», que está dentro do Pai e o Pai «em Mim» e o Pai dentro d’Ele. Isto é fundamental para percebermos o que Jesus nos dirá no fim do cap. 17 do Evangelho de S. João: «quero que onde Eu estou estejam também comigo».

Jesus quer que onde está nós também estejamos. Estando Jesus dentro do Pai, quer que nós também estejamos dentro